A vida de Arnon

A vida de Arnon

domingo, 18 de abril de 2010

Acessibilidade

Falar de acessibilidade num país como o Brasil e principalmente num estado como o Maranhão sem incorrer infrustração é quase impossível,primeiro as vagas pra estacionamento,andando por São Luís tenho percebido a falta de coerência de alguns estabelecimentos ao projetarem tais vagas,os principais problemas são que as vagas as vezes são tão 'estreitas' que eu chego a pensar que são projetadas apenas para as cadeiras e não para os automóveis,outra incogroência é que as vezes são colocadas bem distantes da entrada dos estabelecimentos,então,o cadeirante tem que se aventurar entre os outros automóveis para chrgar ao destino,o que eu nunca entendi é porque essas vagas não são cobertas,imaginem só em um dia de chuva um cadeirante leva em média de 7 a 15 minutos para sair do carro,então, sob a chuva ficaria 'ensopado' o que não aconteceria em vagas cobertas,outro ponto cruciante é que algumas lojas acham que só o fato de colocarem uma rampa de acesso já teriam solucionado toda a questão de acessibilidade,o que não é verdade,eu mesmo já presenciei isso,encontrei rampa de acesso,mas fui barrado por uma porta muito estreita ou ao entrar na loja não posso circular por dentro porque gôndolas e prateleiras formam um corredor muito estreito,tem também a questão do treinamento dos funcionários,a maioria não sabem como nos abordar,ou nos tratam como completos incapazes ou simplesmente são indiferentes.

5 comentários:

  1. Arnon,eu sei como é isso quando tive de encarar isso tambem tive muitas dificuldades
    apesar de tudo sempre tive o apoio de toodos que vivem ao meu redor, acho sua vida muito interessante, sei como é dificil até pra vc … e quero compartilhar tudoo que eu sinto tambem !
    Espero mesmo que vc possa triunfar assim como eu estou triunfando !
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Arnon concordo em genero,numero e grau no q vc disse,aqui em SLZ é muito complicado para os cadeirantes que não tem carro,ou não tem condições de pagar um táxi,os ônibus e cobradores deixam muito a desejar,e é isso é frustrante

    ResponderExcluir
  3. Oi Arnon,eu ambém acho um desrrespeito com os cadeirantes, é horrível mesmo isso que eles fazem.Eles n tem respeito pelas pessoas q possúem alguma dificuldade, cm se elas fosem inferiores a spessoas q n possuem problemas, eles acham , q cm vcs q são assim , tem problemas, temos q largá-las para lá, cm se elas n fossem nasa, apenas uma sombra q sumiu e n dão importancia, mais ao todo, o q quero dizer mesmo para vc Arnon, é, qnd alguém nb respeitar os seus direitos de cadeirante ou acharem q vc n pode fazer tal coisa, passa por cima exiga respeito pq vc merece, são as melhores pessoas q tem problemas, q devem ser melhor recebidas na sociedade.!Então é isso , foi mtt bom escrver para vc, fico lisongiada e n esqueça, exiga direitos pq vc merece!

    ResponderExcluir
  4. Arnon… infelizmente existem pessoas assim mesmo, tem dó por elas, pois são pessoas pequenas em todos os sentidos..

    mas continue assim, não deixa nada te entristecer não, vc faz as pessoas como vc se sentirem melhor, e cada vez
    mais com vontade de vencer…

    beijos…

    torço mto por vc!!!!

    ResponderExcluir
  5. O QUE VOCÊ SENTIU, EU SEI BEM ARNON….. TENHO DEFICIÊNCIA FÍSICA, MAS TRABALHO, SOU MÃE, LEVO UMA VIDA NORMAL E MESMO ASSIM, ALGUNS ACONTECIMENTOS MARCAM E ENTRISTECEM….. HÁ SETE ANOS A ESCOLA COMUM ONDE EU DAVA AULA, EMPPRESTOU UM ESPAÇO VAGO PARA UMA ESCOLA ESPECIAL QUE ESTAVA COM SEU PRÉDIO EM REFORMA…. BEM …. SAÍ DO MEU TRABALHO NORMALMENTE, FUI PARA O PONTO EM FRENTE A ESCOLA PARA IR PARA A FACULDADE E UMA SENHORA QUE PASSAVA NA RUA AGARROU EM MEU BRAÇO E QUASE ME ARRASTOU DE VOLTA PARA A ESCOLA, PENSANDO QUE EU ERA UMA ALUNA ESPECIAL….. TENTEI EXPLICAR E A MULHER NÃO ME DAVA OUVIDOS….SÓ QUANDO PERDI A PACIÊNCIA E FUI UM TANTO GROSSA ELA ME OUVIU….. AS PESSOAS PENSAM QUE TODO DEFICIÊNTE FÍSICO TEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL…… E MESMO UM DEFICIENTE INTELECTUAL MERECE RESPEITO, NÉ…. UMA SENHORA AO ENCONTRAR COMIGO MEU FILHO E MINHA MÃE NO TERMINAL RODOVIÁRIO ( UMA FAMÍLIA PASSEANDO NORMALMENTE ) SE PORTOU A MINHA MÃE, FALANDO QUE ERA UMA PENA EU SER TÃO LINDA E DOENTE…. PERGUNTOU QUAL MINHA DOENÇA E SE MEU “IRMÃOZINHO,” SE DAVA BEM COOMIGO…. FECHEI A CARA, FIRMAI A VOZ E FALEI: SENHORA, FALE COMIGO…. MEU FILHO E EU SOMOS MUITO FELIZES, DOENÇA PARA MIM É GRIPE, CÁLCULO RENAL, DIABETES….. ESTOU BEM, NÃO ESTOU DOENTE…. TENHO UMA DEFICIÊNCIA….APENAS. e PENA PORQUE….. POR ACASO DEFICIÊNCIA COMBINA COM FEIURA….. AH ARNON E FORA AS VEZES Q VOU NAS LOJAS ACOMPANHADA DE AMIGAS E NA HORA DE PAGAR ESTICAM A MÃO P ELAS, SENDO QUE O DINHEIRO, CHEQUE OU CARTÃO JÁ ESTÃO NA MINHA BEM EM FRENTE AO CAIZA FAZ TEMPO….. E AS PESSOAS QUE ME PARAM NA RUA PARA PERGUNRTAR ONDE ESTÁ MEU ACOMPANHANTE, SENDO QUE ANDO SOZINHA COMO QUALQUER PESSOA…. NÃO PRECISO FALAR MAIS NADA NÉ…. FORÇA VIU…BJOS ANA CLAUDIA R. CARSS – PG-SP

    ResponderExcluir