A vida de Arnon

A vida de Arnon

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Células-Tronco : Expecativa x Esperança

É fato,as células-tronco são uma realidade,e tem ganhado notoriedade cada vez que são descobertas mais formas de aplicação dessas células maravilhosas,doenças que antes não tinham nem sequer promessa de tratamento,hoje,já são vistas como um desafio para médicos e cientistas,com uma vantagem : a cura pode estar mais próximo do que se imagina,estabelecendo assim uma marco na medicina,antes e depois da sua descoberta.Mas o que quer0 falar aqui hoje é que muitos tetraplégicos assim como eu sonham um dia em poder se agraciar com essa nova técnica,porém,o que eu não me permito é viver de expectativa,pois ela traz angústia,ansiedade,depressão e faz com que vivamos mais no passado (lembrando do que fazíamos se não estivessemos lesionados) e mais no futuro (imaginado o que poderíamos fazer quando a cura chegar) e deixamos o presente esquecido.Já, a esperança nos dar força para encararmos a realidade de frente,sem nos escondermos atrás da nossa própria dor,vivendo o presente intensamente,pois ao contrário do que muitos pensam a vida não diminui a cada dia mas se renova,o que eu quero dizer é que eu acho brilhante a atuação de muitos cientistas da área,e não admito a locupletação da fé e da esperança sendo transformada em expectativa por aproveitadores travestidos de scientistas vedendo ''milagres'',ludiberiando pessoas no seu ladoo mais belo - a vontade de se recuperar.É bem nverdade que muaitos avanços e muitas conquistas já foram feitas,mas fazer um tetraplégico voltar a andar e ter todos os seus movimentos reestabelecidos AINDA não foi possivel,mas fica aqui o meu voto de esperança para que não só eu mas que todos possam ter a oportunidade de serem beneficiados com esse tratamento.

Bjs t+

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Arnon , a minha mãezinha querida, de quem tenho muita saudade, ela era paciente renal crônica, e devido a um acidente de ônibus ficou depois de uma cirurgia no crânio hemiplégica, foram 7 anos na cadeira de rodas e hemodiálises….Logo no começo ela ficou depressão, isso é normal pra quem tinha uma vida independente e de repente depende de outras pessoas, mas mesmo assim ela superou…fazia fisioterapia, como não tínhamos carro, os irmão da igreja que freqüento e meus tios ajudavam….e para onde ela ia não se deixava abater, sempre as pessoas com carinho e respeito e principalmente com um sorriso rosto…as pessoas não entendiam porque ela agia assim desse jeito, por tanta coisa que estava passando, e meu pai então um guerreiro, ficou com ela até sua morte…..sofremos, Arnon por que são conseqüências do mundo em que vivemos. Minha mãe era forte por que acima de tudo ela tinha um Deus maravilhoso que a amava incondicionalmente e a família também. Parabéns pela sua superação…Minha mãe faz três anos que faleceu, mas sempre estará viva em meu coração. E ela foi um exemplo de garra assim como você…

    ResponderExcluir
  3. Voltar a andar, ou ter uma melhora no quadro neurológico seria deveras interessante. Só que eu não posso viver em função da medicina achar uma solução pra isso. Eu tenho coisas a realizar, independente do fato de eu ser um cadeirante e desde então tenho batalhado em melhorias nesse sentido. Que venhas as pesquisas, os tratamentos e tudo mais. Quando houver coisas mais concretizadas, pensarei nelas.

    ResponderExcluir
  4. Claro! muita gente ( cadeirante ) teria sim vontade de andar, qndo as pessoas me perguntam pq não faço tratamento,eu respondo ” não faço o tratamento pq nao nasci para ser cobaia ” e eu pegaria essa grana e investiria, pois eu penso e acredito que um dia eu possa voltar a andar, mesmo que isso seja so uma fantasia da minha cabeça,mas eu gosto de pensar assim, se me faz bem eu acredito, so q não vou sair viajando por ai atras de um tratamento experimental pq eu nao to nem doido de gastar oq eu nao tenho atras de uma coisa que nao é certa.
    quando isso for certeza e se é que isso um dia venha a ser certeza qm sabe… até lá tem muita agua pra rolar. enquanto isso eu rodo na minha cadeira de boa!!!

    ResponderExcluir
  5. Todos nós que temos alguma lesão medular sempre sonhamos com o surgimento de algum tratamento definitivo para voltar a andar.
    A possibilidade de um tratamento com célula tronco já é real hoje em dia, mas ainda está numa fase de estudos e desenvolvimento. Nós não podemos também, motivados por um desejo descontrolado de voltar a andar, nos submetermos a ser cobaia de tratamentos que não seguem nenhum protocolo sério com uma metodologia definida de estudo, e onde os resultados catastróficos são omitidos simplesmente e muito menos deveríamos pagar para participar de um estudo. Atualmente apenas um trabalho com células tronco direcionado para tratamento de lesão medular, que segue critérios sérios e respeitados internacionalmente e observados por toda a comunidade científica, pode ser considerado como uma possibilidade real para o tratamento de lesão medular. No site http://www.geron.com podemos acompanhar os resultados publicados do estudo GRNOPC1. Em Janeiro de 2009 esse estudo iniciou a fase de testes em seres humanos, depois de ter concluído o estudo em cobaias e publicado um documento com mais de 65.000 paginas, que foi analisado e liberado pelo FDA a iniciar os estudos em seres Humanos. Infelizmente no momento estão sendo incluídos no estudo apenas pacientes com lesão medular de nível neurológico T3-T10 completa (ASIA A) apresentando apenas 7 a 14 dias de lesão medular. Em fases posteriores serão incluídos pacientes com lesão cervicais e com mais tempo de lesão, mas é perfeitamente compreensível que nessa fase inicial são necessário resultados objetivos, e que nesses pacientes mais agudos os resultados podem ser mais rápidos também. Enfim… O que nos resta no momento é acompanhar o que a de sério nessa área e não nos deixarmos levar por propostas de tratamentos milagrosos motivados por nossos sonhos ou desespero.

    ResponderExcluir